NovidadesJuiz de Araras limita quantidade de pedreiros em condomínios

6 de maio de 2020by Imperium0
http://imperiumadm.com/novo2019/wp-content/uploads/2020/05/2.png

De nada adianta limitar o ingresso de prestadores de serviços de construção civil se o fluxo de funcionários das diversas famílias que habitam o prédio ainda permanece o mesmo durante a quarentena decretada pelo governo estadual para combater o coronavírus.

Com esse entendimento, o juiz Matheus Romero Martins, da 2ª Vara Cível de Araras (SP), acolheu em parte um pedido de um condomínio e determinou que proprietários de unidades mantenham no máximo dois prestadores de serviço por dia em obras não emergenciais nos apartamentos. O condomínio havia pedido a paralisação completa das reformas em razão da epidemia de Covid-19, o que foi negado.

De acordo com o magistrado, a questão deve ser vista no enfoque do direito fundamental à propriedade privada e de sua função social, “esta analisada, mais precisamente, sob o prisma das regras inerentes ao condomínio edilício (artigo 10, inciso III, da Lei 4.591/64 c/c artigo 1.336 do CC/02)”.

Segundo ele, até se poderia imaginar que a restrição plena às obras no interior dos apartamentos seria legítima por constituir uma medida apta a conter a disseminação da Covid-19. Porém, afirmou o juiz, a medida deixa de ser válida uma vez que os demais funcionários dos moradores, como babás e empregadas domésticas, não tiveram o acesso negado.

Nesse sentido, Martins traçou um “paralelo por estimativa” entre os empregados domésticos e os prestadores de serviços, “garantido o acesso equitativo entre esses”: “Se pelos usos e costumes as famílias contam com os serviços de um ou dois empregados para o cuidado diário com as crianças e asseio do lar, o mesmo quantitativo de prestadores de serviços deve ser admitido para aqueles condôminos que ainda realizam obras em seus apartamentos”.

 

fonte

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Sobre a Imperium

Administramos condomínios verticais, horizontais e industriais, assim como associações de moradores entre outros que se definem como condomínios. Pautados na alta capacidade de gestão de seus administradores…